PRESENÇA no CORAÇÃO

02-07-2022

O Equilíbrio entre Cérebro e Coração

The Balance by Christian Schloe Digital Artwork
The Balance by Christian Schloe Digital Artwork

Estamos no 183º dia do calendário gregoriano. Num ano corrente, com 365 dias, o meio do ano dá-se entre o dia 01 e 02 de Julho.

Este ponto central é uma equidistância entre o inicio e o fim, neste caso de um ano gregoriano.

É com base neste conceito de equidistância que se forma o ponto central duma BALANÇA: à mesma distância dum ponto central se suspendem 2 pratos onde colocamos os elementos que queremos pesar e equilibrar, para que tenham igual peso.

Vou partilhar 2 reflexões que assentam nesta noção de EQUILÍBRIO:


A primeira reflexão - QUAL O SENTIDO ENTRE EQUILÍBRIO ENTRE CÉREBRO E MENTE?


Numa sociedade cada vez mais Patriarcal, quero com isto dizer que é uma sociedade em que a energia masculina está cada vez mais em vigor e activa! Sim, mesmo com o "empoderamento" que as mulheres têm "resgatado"...

Este " empoderamento" é sustentado numa energia masculina, o que faz desequilibrar ainda mais a BALANÇA... (Este assunto irei desenvolver numa futura publicação, pois é vasto e sensível, sendo uma ferida latente e bastante inflamada nos corações dos seres humanos, independentemente do seu género).

Esta sociedade está assente numa visão capitalista, a dos homens de cartola dos finais do século XVIII e primórdios do século XX.

Com a industrialização e a produção em massa, o automatismo ganhou espaço nas fábricas e no Ser Humano.

Uma era em que se faz sem estar consciente do que se faz ou para que se faz, apenas se faz porque assim está institucionalizado e nos é ensinado desde a infância que assim é que é ... que assim tem que ser para conseguirmos sobreviver.

Em todos os processo automáticos há um centro de controlo, que coordena as acções de forma optimizada e por forma a gastar o mínimo de energia, a unidade e o centro de controlo e processamento, muitas vezes chamado do "coração" da coisa...o que a faz funcionar.

No nosso corpo também nos ensinaram que assim é...

Esta é a base de funcionamento da sociedade Patriarcal em que a acção privilegia o que motiva a acção, a "razão" de ser, de se fazer algo.

É mais importante fazer do que o que é gerado nessa acção ... mesmo antes de a executar e que lhe dá validade e " razão" de existir, de ser feita...

Como seres humanos que todos somos aprendemos a encarnar o nosso corpo, a assumir as suas funções mais básicas tendo por base as sensações do corpo.

As sensações por sua vez geram as emoções e quando processadas e integradas no corpo, através da ajuda do cérebro, geram os sentimentos que tão vivos nos fazem sentir!

A aprendizagem faz-se através da experiência, da exploração e da descoberta e com as sensações, emoções e sentimentos que se geram nesse processo.

É assim que aprendemos a mamar, a controlar os músculos, a andar...tendo contacto com a sensação física e energética e a consequente emoção por ela gerada que depois pode ser transformada em sentimento. (Explicação minimalista tendo por base referências como António Damásio, por exemplo).

Numa sociedade assente na acção e automatismos, deixamos dalguma forma de saber aceder ao tempo e ao espaço que nos permite dar sentido, dar "razão" de ser, uma que seja nossa e não imposta, quer consciente, quer inconscientemente.

Não é por acaso que coloquei entre aspas "coração" e "razão".

Fiz alusão ao "coração" somo sendo o local onde sem o mesmo a máquina não funciona de forma lógica e sustentada, cumprindo com o fim para o qual foi criada.

Fiz alusão a "razão" quando falava de sensações, emoções e sentimentos.

Defendo que o Equilíbrio se dá no nosso Coração onde a Energia Masculina e Feminina se unificam dando-nos acesso ao TODO UNO do nosso SER...a nossa ESSÊNCIA.


A segunda reflexão - ONDE ESTÁ O PRESENTE?


Na mesma sociedade Patriarcal e agindo em piloto automático onde estamos nós?

Que espaço e tempo é esse do automatismo? Será que nos pertence? Será que já nos pertenceu? Ou será que ainda nos vai pertencer?

Considero que o estar no PRESENTE é saber olhar para o Passado que se manifesta em nós no Presente, no Agora, naquilo que dizemos e fazemos, fruto daquilo que sentimos.

O que sentimos é fruto duma experiência de vida(s) de corpo(s) e do espírito e que se manifesta no PRESENTE.

Ensinaram-nos que o Futuro é algo que projectamos, que cocriamos...mas com base em quê?

Com base naquilo que é manifestado no PRESENTE, que por sua vez está intimamente ligado ao Passado.

Então Passado e Futuro estão intimamente ligados pela nossa manifestação no PRESENTE.

Que belo Presente este!!! (este parece ter um laço com um nó bem complicado de deslaçar...)

Se estivermos em PRESENÇA, em contacto com o nosso coração, disponiveis para DAR e para RECEBER, para os outros e dos outros, mas principalmente de e para nós, aceitando e acolhendo os medos e desconfortos, que nos pertencem ou foram ensinados ou projectamos, sendo vulneráveis connosco e abrindo o nosso chacra cardíaco, PASSADO, PRESENTE e FUTURO passam a ser Equidistantes, pois passam a ser um único ponto...

O ponto onde a Balança não oscila, o ponto central:

- Sem coração o nosso corpo morre e deixamos de existir na matéria;

- O Chacra Cardíaco é o Chacra central e aquele que unifica as energias masculina e feminina, o céu e a terra, o consciente e o inconsciente, a acção e a criação...a energia do AMOR.

Pela primeira reflexão considero que nos pratos da balança estão ambas as partes do nosso coração, a energia feminina e a masculina.

Indo mais longe e sendo a balança a representação duma relação, nos pratos estariam o EU e o TU, sendo que o NÓS seria o ponto central da Balança onde o Equilíbrio é sempre garantido, bem como e mais importante o Equilíbrio entre os pratos da própria balança.

Tendo em conta também a segunda reflexão este Equilíbrio só é possível quando estamos em PRESENÇA em CONTACTO com o nosso CORAÇÃO, sendo que é esta PRESENÇA que nos permite EQUILIBRAR masculino e feminino sentindo-nos em PERTENÇA mais plena de nós mesmos e em PURO e SIMPLES ... AMOR!

A Vida não é um Limbo nem um acto de acrobacia de equílibrio entre cérebro e CORAÇÃO ...

Estejamos em PRESENÇA no nosso CORAÇÃO, em fluxo com o PULSAR da VIDA dentro e fora de nós, para que o sentido de PERTENÇA a nós e ao céu Estrelado do COSMOS se manifeste no PRESENTE!

SEJAMOS HUMANOS ... SERES HUMANOS!!!

❤️🙏❤️

2022 Hugo Miguel Fraga Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora