CORAÇÃO - O centro do H2H method - Parte 01
O Coração Biológico
Duma perspectiva meramente biológica e simplificada, o Coração é o primeiro órgão a ser formado no período embrionário e todos os eventos seguintes na vida do organismo dependem da habilidade deste órgão de equivaler o seu rendimento com a demanda do organismo por oxigénio e nutrientes.
Quando um embrião é composto de apenas algumas células, cada célula pode obter os nutrientes de que precisa diretamente do ambiente. Mas, à medida que as células se dividem e se multiplicam, torna-se impossível que os nutrientes cheguem a todas as células com eficiência sem ajuda. Ao mesmo tempo as células também produzem resíduos que precisam de ser eliminados.
Assim, o primeiro sistema orgânico a desenvolver-se é o Coração, o Sangue e o Sistema Circulatório, para que nutrientes e resíduos possam ser transportados por todo o embrião em crescimento.
É por volta do 22º dia que se forma o músculo do miocárdio: esta etapa, consiste em dois tubos endocárdicos, dando origem a um ventrículo único, o tubo cardíaco primitivo.
No 23º dia começa o pulsar desse Coração Primitivo: contrações peristálticas (como ondas) que se iniciam num tipo de circulação inicial de fluxo e refluxo:
- Cada célula humana tem 23 pares de cromossomas;
- Existem 22 pares de cromossomas não sexuais (autossômicos) e um par de cromossomas sexuais. O 23.º par é composto pelos cromossomas sexuais (X e Y).
Quando totalmente formado, o Coração é um órgão muscular oco, em forma de cone e relativamente pequeno: tem mais ou menos o tamanho de uma mão fechada, medindo cerca de 12 cm de comprimentos e 9 cm de largura e pesa entre 250g e 300g nos adultos.
Está localizado na Cavidade Torácica, sob o Esterno (osso do tórax), no interior do Mediastino (linha média da cavidade torácica) e entre os 2 Pulmões, apoiando-se sobre o músculo Diafragma. Atrás deles encontra-se o Esófago e a artéria Aorta.
É constituído por 3 camadas:
- o Endocárdio, camada lisa que fica no interior do órgão:
- é a membrana fina e lisa que reveste internamente as cavidades do Coração, sendo formada por células endoteliais achatadas, dispostas numa única camada.
- o Miocárdio, camada média do músculo cardíaco:
- é a camada média e mais espessa do coração. É formado por tecido muscular estriado e responsável pelas contrações do Coração, permitindo que possa realizar a sua função propulsora do sangue.
- o Pericárdio, membrana serosa que envolve o Coração, sendo formado por 2 tipos de membranas com diferentes constituições:
- parietal ou fibroso: Camada externa formada por uma camada de feixes de colágenos.
- visceral ou seroso: Camada interna formada por uma membrana serosa.
- possui a função protetora e auxilia o Coração a manter-se na posição correta.
O Coração é composto por 4 câmaras:
- 2 aurículas (esquerda e direita) - são mais complacentes e recepcionam o sangue;
- 2 ventrículos (esquerdo e direito) - são mais musculosas e ejectam o sangue;
- Entre as aurículas e os ventrículos, existem válvulas, que permitem a passagem do sangue apenas no sentido da aurícula para o ventrículo, as válvulas auriculoventriculares:
- No lado direito, entre a aurícula direita e ventrículo direito temos a válvula tricúspide;
- No lado esquerdo, entre a aurícula esquerda e ventrículo esquerdo temos a válvula bicúspide ou mitral.
- Entre os ventrículos e as artérias, ficam as válvulas semilunares, que permitem apenas a saída do sangue dos ventrículos em direção às artérias:
- Entre o ventrículo esquerdo e a aorta, fica a válvula aórtica;
- Entre o ventrículo direito e o tronco da artéria pulmonar, fica a válvula pulmonar.
- No adulto saudável, não existe comunicação entre as câmaras esquerdas e direitas.
É no Coração que o sangue, o líquido que transporta o ar e os nutrientes que nos dão vida e que ao mesmo tempo, também transporta os resíduos do metabolismo, para que sejam levados até locais adequados para sua eliminação, inicia e finda o chamado Ciclo Cardíaco.
No Ciclo Cardíaco dão-se os eventos relacionados ao fluxo e pressão sanguínea que ocorrem desde o início de um batimento cardíaco até ao próximo batimento.
O Ciclo Cardíaco divide-se em 2 períodos:
- O primeiro batimento cardíaco corresponde ao período de relaxamento, chamado diástole, quando o coração se distende ao receber o sangue trazido pelas veias (sangue rico em dióxido de carbono);
- O segundo batimento cardíaco corresponde ao período de contração, denominado sístole, quando ele ejeta o sangue nas artérias (sangue rico em oxigénio).
O batimento cardíaco é iniciado pela geração espontânea de potencial de ação no nódulo sino auricular: uma massa de células especializadas que se encontram na parede da aurícula direita e é responsável por gerar o impulso eléctrico.
O impulso
elétrico difunde-se pelo miocárdio auricular e,
posteriormente, passa para os ventrículos através do feixe auriculoventricular (Feixe de HIS), que apresenta velocidade de condução mais baixa,
gerando um atraso na transmissão, garantindo que as aurículas se contraiam
antes dos ventrículos, favorecendo a função do Coração como uma bomba dupla:
- O sangue circula, apenas numa direção;
O sangue arterial é rico em oxigénio (O2) que recebe pelos pulmões, sendo distribuído pelo coração para o corpo;
- O sangue venoso, rico em dióxido de carbono (CO2), retorna ao Coração pela veia cava superior e pela veia cava inferior e chega à aurícula direita. O seu espaço é preenchido com sangue venoso, de onde é então enviado ao ventrículo direito. O ventrículo direito impulsiona o sangue aos pulmões como uma bomba.
- As veias pulmonares então conduzem o sangue oxigenado de volta ao lado esquerdo do Coração, onde primeiro chega à aurícula esquerda e depois vai para o ventrículo esquerdo, de onde é bombeado para a artéria aorta.
- A nutrição do órgão é feita pelas artérias coronárias, que se originam na aorta.
O Coração bombeia em média:
- 5 litros de sangue por minuto;
- 400 litros de sangue numa hora;
- mais de 9 mil litros de sangue por dia;
Os diversos
vasos sanguíneos que constituem a rede circulatória abrangem mais de 96000
quilómetros por todo o corpo, sendo o Coração a bomba no centro desta rede,
fazendo circular o sangue.
O Coração gera o seu próprio impulso
elétrico, independentemente da função cerebral. Isso faz com que ele consiga
continuar a bater fora do corpo humano, desde que haja um suporte de oxigénio.
É isso que viabiliza o transplante do órgão.
Um Coração saudável bate em média:
- 130 vezes por minuto (num bebé);
- 120 vezes por minuto (numa criança).
Num adulto:
- 72 vezes por minuto;
- 100 mil vezes por dia;
40 milhões de vezes por ano;
até 3 bilhões de vezes ao longo da vida.
Uma sinfonia única e vital comandada
pelo marca-passo endógeno, que produz impulsos elétricos rítmicos e espontâneos
ao sistema de condução cardíaca. Do maestro, o ritmo estende-se por todo o coral que compõe o Coração, excitando aurículas e ventrículos de uma maneira quase que
coreografada, proporcionando energia, alimento e eliminação de resíduos do metabolismo, a cada Ciclo Cardíaco.
CURIOSIDADES:
- No corpo humano, apenas as córneas não recebem suprimentos do sangue;
- A baleia azul é o ser vivo com o maior Coração que chega a pesar 680 kg, bate 2 até 35 vezes por minuto: quanto mais baixo mais prolongado é o tempo de mergulho;
- Os sapos possuem um Coração com apenas 3 câmaras, 2 aurículas e 1 ventrículo;
- Os cefalópodes, grupo dos polvos e lulas, têm 3 Corações. O sangue deles é literalmente azul devido à presença de cobre quando fica oxigenado, diferente do sangue humano avermelhado devido ao ferro;
- O Coração das baratas bate quase o mesmo tempo que o dos humanos;
- As minhocas são anelídeos e não apresentam nenhum Coração, apenas órgãos "falsos" chamados pseudocorações responsáveis por apertar os vasos e conduzir o sangue. Elas também não possuem pulmões, por isso precisam absorver oxigénio através da pele húmida e, assim como os humanos, os vasos são recheados de sangue;
- Os peixe-zebra regeneram completamente o músculo cardíaco apenas 2 meses de ter 20% do seu Coração danificado. Possuem apenas 1 aurícula e 1 ventrículo e algumas outras estruturas que mantém. No caso de uma dessas estruturas, ela regula a pressão do sangue à medida que flui através dos capilares que circundam as brânquias do peixe.