Ao Encontro da Essência do Infinito ...
Dentro e Fora de Nós ...
Quem é Hugo Miguel Fraga?
Sou um simples Ser Humano a cumprir aquilo que sinto ser a minha Missão de Vida: manifestar, pôr em prática e partilhar todo o conhecimento e potencial que tenho dentro de mim e que tenho vindo a tomar contacto e a desenvolver através da entrega consciente e em presença à experiência da(s) vida(s).
Sou Ontólogo, Mentor e Terapeuta Humanista, Biointegrativo, Transpessoal e Holístico, sendo o criador do H2H - Heart to Heart method: no meu campo de acção multifacetado, desde cedo me distingui pela minha invulgar capacidade intuitiva e sistémica em dinâmicas de grupo e na optimização de todo o tipo de recursos, quer materiais, físicos, processuais, mas principalmente humanos.
Nascido e criado na cidade Invicta, o Porto, onde também fiz todo o meu percurso escolar tendo-me formado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Fui atleta de alta competição de pólo-aquático, principalmente no Clube Fluvial Portuense onde, por diversas vezes, fui campeão regional e nacional, representando em todos os escalões, a Selecção Nacional de Portugal.
A vontade inata de ensinar e integrar, levou-me a aceitar o convite para treinador de pólo-aquático onde tive a oportunidade de treinar equipas juvenis e séniores, tendo desenvolvido, potenciado, praticado e aplicado as minhas aptidões de liderança, alicerçadas no exemplo e abertura de comunicação. Desde muito cedo comecei a participar as selecções regionais e nacionais, representado o Norte e Portugal em diversos país do mundo. Em 2015 tive a honra de participar nas Universíadas 2015 em Izmir, na Turquia, as chamadas Olímpiadas dos universitários. O meu Clube de Coração foi, é e será sempre o Clube Fluvial Portuense onde cresci, me formei, desenvolvi e evolui não só como atleta, mas principalmente como Ser Humano, dado o cariz social, que sempre definiu este clube, que tanto orgulho tive, tenho e terei em representar.
Como Engenheiro Civil trabalhei na Iperforma, Arquitectura e Engenharia SA, onde estagiei e mais tarde regressei e onde tive a possibilidade de viajar várias vezes a Angola, por onde viajei desde Cabinda ao Cunene. Trabalhei como Engenheiro de Exploração da rede de abastecimento de água na Indaqua de Matosinhos. Como Gestor de Sistemas de Certificação (ISO:9001, ISO:14001, ISO:45001 e diversas GWO Training Certifications) e Auditor liderei, acompanhei e auditei todos os processos, equipas e sistemas de certificação, numa empresa portuguesa de referência a nível internacional (OnRope), numa área específica da indústria eólica. Comecei nesta empresa a efectuar trabalhos de inspecção e comissionamento dos acessos de aerogeradores em Itália, para depois iniciar a supervisão in situ da actividade de inspecção e reparação de pás eólicas através de plataformas elevatórias em França. Mais tarde fui convidado a desenvolver e liderar o departamento de Gestão de Qualidade da empresa, onde no processo de reestruturação e reorganização da empresa, desenvolvi uma metodologia de recrutamento e selecção de recursos humanos, tendo por base construção de LEGOS, orientado para a área mais operacional da empresa. A estruturação e desenvolvimento do departamento de Formação desta empresa, orientada para a indústria eólica, permitiu certificar a empresa segundo os standards da GWO - Global Wind Organisation. Nesta associação internacional participei em diversos grupos de trabalho de melhoria dos Standards, tendo mesmo sido convidado a dar uma pequena formação sobre Trabalhos Em Altura numa certificação de Auditores da GWO, na sede da associação, em Copenhaga, na Dinamarca.
Nos últimos anos imergi em várias formações focadas no desenvolvimento pessoal e transpessoal, nomeadamente Coach de Alta Performance Emocional, PNL practitioner, Analista Comportamental e Especialista em Igualdade de Género.
Actualmente encontro-me em estágio em Psicoterapia Somática e Biointegrativa Humanista, na clínica social do CPSB, incluído no 20º Curso Internacional de Especialização Avançada em Psicoterapia Somática e Biointegrativa Humanista, acreditado pela European Accredited Psychotherapy Training Institute (EAPTI).
Desde criança me destaquei pelos meus dotes vocais sem nunca lhe ter dado o devido valor e atenção. Nos balneários das piscinas fazia-se ouvir a cantar Madredeus, suscitando curiosidade e surpresa.
Em 2016 deu-se mais uma transformação na minha vida, após ter tido o privilégio e a oportunidade de acompanhar o meu pai numa fase terminal da sua vida, devido a um cancro. Um processo muito bonito e abençoado para todos os que dele fizeram parte. Nesse acompanhamento permiti-me conectar com um lado de mim, que tinha ficado esquecido e marginalizado: um amor que não tem nome nem explicação teve um espaço sem tempo para se fazer vibrar. Comecei a aplicar as técnicas de Reiki que tinha aprendido, mas de forma intuitiva, sem regras ou pré-conceitos numa entrega plena ao processo que ocorria em mim e no corpo do meu pai.
O Yeshua Reiki começou a materializar-se e a integrar-se no corpo.
Realizo diversos workshops de consciência corporal para crianças desde 2017.
Em
2017 participei num Workshop de técnica vocal, ministrado pela cantora lírica Ana Maria Pinto, que me reconheceu propriedades únicas ao nível da
qualidade e amplitude vocal, bem como da energia que lhe emanava nessa
minha expressão. Frequentei aulas de canto durante 6 meses, tendo sido desafiado
pela professora para fazer um recital de canto e piano.
O concerto intimista, "Undae Mare", realizou-se a 27 de Setembro de
2017, com letras de algumas canções da minha autoria. Participei na gravação do dueto "I see you if
I love you", do álbum "Seven Songs for a New Earth", a convite da cantora lírica Ana
Maria Pinto.
Inicia-se a descoberta e exploração da minha voz e suas propriedades sonoras e energéticas.
Colaborei na
NOVATERRA, Associação Cultural Arte e Ambiente, desde 2018 até 2022, na
gestão, planeamento, mentoria e organização de diversas actividades.
Até 2019 colaborei activamente no coro de crianças Mensageiros da Natureza, onde dinamizei a expressão natural do Ser, bem como a expressão e consciência corporal através da exploração dos sentidos.
Fui um elemento dinamizador de parcerias com novas entidades de âmbito mais
empresarial, com vista à criação e realização de novos projectos
alinhados com o propósito dessa associação, como o Hearth Festival: Heart-Art-Earth - A Arte que liga o Coração à Terra em 2020.
Participei como coralista e mentor no
coro misto de adultos Yarukma - Expressão do Coração - onde desenvolvi a dinâmica da
expressão da criança interior em grupo.
Dada a minha versatilidade e amplo espectro vocal fui solista assíduo tanto em concertos como nos álbuns musicais da NOVATERRA.
Interpretei várias personagens nos álbuns "Planeta Azul", "Refúgio, A Arte de proteger a
Floresta", "Bestuário, Canções para a Infância", "Cancioneiro dos Animais", "Cancioneiro das Flores", com especial destaque na canção
do Javali.
No final de 2021 participei no documentário "Galegos D'Ouro": uma produção da RTP sobre a importância dos trabalhadores galegos para a paisagem do Douro, como a conhecemos. A paisagem duriense foi moldada pela força braçal galega desde o século XVIII. "Trabalhas como um galego" é uma expressão antiga que permanece até hoje. Sem estes trabalhadores, as fainas grandes das surribas, das plantações, da construção de socalcos, das cavas e das vindimas não marcavam a paisagem do Douro, classificada como Património Mundial da Humanidade.
Entre 2021 e 2022 colaborei e participei no projecto Meditações pela Mãe Terra, tendo-se realizado diversos concertos meditativos em formato streaming e presencial onde recitei poemas da minha autoria, entoei harmónicos e cânticos de improviso que conectam o Ser Humano com a sua frequência vibracional mais elevada, em consonância com o uso de instrumentos musicais (koshis, taças tibetanas, taças e sinos de cristal, taça templária, didgeridoo).
Em 2023 passei a desenvolver o H2H method no espaço SMV Terapias, no Porto e na livraria SENDA, em Braga, todas as sextas-feiras, onde também crio e guio Meditações com uma periodicidade mensal, com o intuito de trazer diferentes abordagens e consequentemente experiências sobre a meditação. Também escrevo assiduamente no Senda - Blog.
A minha ligação à Água e em particular ao Mar, desenvolvida e experienciada como atleta, aliada a uma consciência e sensibilidade corporal e intuitiva, trazem às minhas terapias uma abordagem inovadora sobre a conexão do Ser com o Planeta e o elemento primordial de ambos, a Água e seus constituintes químicos/atómicos.
O Sagrado Feminino e Masculino nas minhas terapias, têm raiz na origem primordial do Universo e na minha especial conexão com a natureza desde tenra infância.